Muito além da previdência: confira outras medidas econômicas de Paulo Guedes

Compartilhe nas redes sociais!

A reforma da previdência é de suma importância para o controle das contas públicas e a progressão da economia. Contudo, ao contrário do que muitos críticos propagam e muitas pessoas acreditam, há diversas outras medidas sendo planejadas e colocadas em prática. Graças a Bolsonaro, temos um Ministro competente e motivado a destravar a nossa economia.

Confira algumas das medidas econômicas de Paulo Guedes:

Autonomia do Banco Central

A ideia é conceder autonomia operacional e técnica ao BC, o protegendo de governos fiscalmente irresponsáveis, como seria o do ex-candidato Ciro Gomes. Segundo Bolsonaro, “a autonomia do Banco Central fornece as bases para o aumento da produtividade, da eficiência e da economia”. Além disso, os dirigentes dos bancos públicos deverão ser aprovados pelo BC, de acordo com critérios técnicos.

Revisão do Pacto Federativo

Guedes entende que deve ser feita uma descentralização na arrecadação e deve-se desobrigar os municípios, estados e União de fazerem investimentos mínimos em certas áreas. É uma demanda antiga de governadores, prefeitos e parlamentares.

Privatizações em massa

A meta é deixar nas mãos do Estado somente o essencial. Guedes afirmou que o objetivo é 20 bilhões de dólares em privatizações. “Sem fazer barulho”, 12 bilhões já foram arrecadados com a medida.

Extinção de cargos públicos

Só na Esplanada, foram extintos 13 mil cargos abertos e que ficaram obsoletos. Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, são funções que se tornaram defasadas, como mestre de lancha, jardineiro, atendente bilíngue, artífice de artes gráficas, operador de máquinas agrícolas e auxiliar de enfermagem.

Simplificação do portal

Haverá um portal único do governo para notícias, informações e serviço público ao contribuinte. Há mais de 1300 endereços do Governo na internet e centenas de aplicativos. Além de uma maior facilidade para o cidadão, a medida economizará, pelo menos, R$ 116,5 milhões ao ano.

Simplificação tributária

A ideia é fundir diversos impostos em um só, o “imposto único federal”. O ministro também falou que o Governo vai retirar a tributação que as empresas pagam sobre a folha de salários e os tributos passarão a ser cobrados em uma outra base. Novas medidas de exclusão/simplificação de tributos devem ser anunciadas a qualquer momento.

Fim do monopólio do petróleo e gás

Atualmente, o monopólio da exploração do petróleo e gás é dominado pela Petrobrás. Concretizando-se a intenção de Guedes, a concorrência estimulará a redução dos preços dos combustíveis e proporcionará um grande fomento na economia.


Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *