Damares Alves é a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Uma de suas falas mais polemizadas pelos progressistas, foi uma crítica que ela fez à ideologia de gênero, quando afirmou que “menino veste azul e menina veste rosa”, entretanto os ideólogos de plantão não conseguiram interpretar a fala da ministra e a demonizaram ao longo de semanas, ignorando diversos de seus feitos.
Enquanto ocorria as demasiadas críticas desnecessárias ao comentário de Damares, ela seguia trabalhando e apresentando suas propostas e projetos durante esse início do governo Bolsonaro.
Confira abaixo as principais realizações e iniciativas da nossa ministra!
1- Assinou um acordo de posse do aplicativo “Botão da Vida”, juntamente com a Secretária Nacional da Mulher, Tia Eron, que foi cedido pelo governo do Acre, para a auxiliar a proteção e defesa das mulheres. Com o aplicativo, a vítima poderá pedir ajuda sem que o agressor saiba, enviando a sua localização em tempo real, acionando imediatamente as viaturas mais próximas.
2- Como uma grande defensora da vida contra o suicídio, sempre apoiou políticas públicas que dessem um maior destaque à prevenção dessas tragédias, e nas últimas semanas, o presidente Bolsonaro sancionou uma lei que obriga as escolas e hospitais a notificarem todos os casos de automutilação e suicídio.
3- Entregou no dia 15 de abril mais de 26 veículos, geladeiras, computadores, impressoras e bebedouros para os Conselhos Tutelares de 26 municípios de Sergipe.
4- Assinou o Termo de Parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com a UNALE (União Nacional do Legislativo Estadual). Com isso, a UNALE realizará cinco seminários regionais para debater a prevenção do suicídio, da automutilação e violência contra a mulher, alcançando mais de 1050 deputados estaduais, secretários dos estados e das áreas de educação, saúde, infância e assistência médica.
5- Discursou no lançamento da Frente Parlamentar sobre a implementação do ensino domiciliar. “Estamos em fase final de elaboração do texto que vai regulamentar a modalidade. Os pais e a família terão autonomia para escolher o método e o formato da educação dos filhos”, afirmou a ministra.
6- Pretende utilizar a tecnologia que localiza carros roubados, com as devidas modificações, com a finalidade de encontrar crianças desaparecidas. Já entrou em contato com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) para dar continuidade ao seu projeto.
7- Anunciou um plano de ação idealizado pela Secretária de Promoção da Igualdade Racial, que prevê a construção de mais de 110 cisternas na região Nordeste, com foco nos povos quilombolas e indígenas que são oriundos da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
8- Realiza o famoso “pente fino” na Comissão de Anistia, que visa criminalizar os anistiados que não tem direito à indenização, com critérios para a devida utilização do dinheiro público.
8- Fechou um compromisso de cooperação em temas como o problema dos refugiados, o desaparecimento de crianças e o combate à automutilação com a diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas, Natalia Kanem.
9- Ordenou o cancelamento de absurdos R$42 milhões em projeto de criptomoeda para indígenas.
10. Lançou um programa de envelhecimento saudável em uma cidade de Santa Catarina.
“Esse acolhimento não vai ser apenas para os moradores, a gente veio fortalecer o município também para os idosos turistas que passam por aqui. Nós temos suicídios entre idosos no Brasil. Idosos em profunda amargura, em profundo sofrimento. Então a gente está trabalhando aqui com essa secretaria para que esse idoso que chega aqui tão triste, receba o abraço”, disse a ministra.
Diante de tudo exposto, é evidente que a ministra Damares, ao contrário do que alguns dizem e parte considerável da mídia tenta perpetrar, faz um ótimo trabalho em seu ministério, com políticas públicas relevantes, de grande alcance e repercussão social. Há um vasto trabalho sendo desenvolvido, bastando ao leitor se informar pelos veículos corretos.
One Comment on “Muito além do “menino veste azul e menina veste rosa”: conheça os projetos da ministra Damares”