Grandes nomes da direita nacional estarão em março na Bahia para 1º Fórum Conservador

Compartilhe nas redes sociais!

Batizado de CONSAL 2020, o 1º Fórum Conservador do estado da Bahia chega a Salvador para, nas palavras dos organizadores do evento, “ser um marco da libertação do Nordeste das amarras ideológicas do esquerdismo que tanto castigam a região”. À frente da realização do evento está o Instituto Antônio Lacerda, entidade recém formada por um grupo de direitistas da capital baiana.

Sobre o Instituto, seu presidente, Rafael Ribeiro, destaca que a ideia inicial era criar uma espécie de “hub” conservador, ao estilo americano, que servisse para aglutinar ativistas, lideranças políticas, intelectuais, profissionais liberais e cidadãos em geral inconformados com a situação de degeneração moral e intelectual, que na Bahia, segundo ele, encontra-se num estágio ainda mais alarmante se comparado ao restante do Brasil.

“Quisemos, inclusive, homenagear um empreendedor baiano, Antônio Lacerda, com o nome do Instituto. No século XIX, ele construiu o famoso elevador sem um centavo de dinheiro público. Isso é prova de que a Bahia é muito mais próxima dos ideais conservadores e liberais do que a historiografia africanista tenta nos vender”, cravou Rafael.

“Infelizmente a Bahia, nas últimas décadas, tornou-se o seio do marxismo cultural no Brasil. Exportamos para o resto do país as teses e comportamentos mais esdrúxulos no tocante à música, artes plásticas, cinema, literatura e cultura em geral, do mesmo modo que figuras locais fazem do estado um laboratório de ideologias e políticas públicas revolucionárias que, posteriormente, são adotadas de Norte a Sul”, frisa Rafael Ribeiro.

Farol da Luta pela Liberdade do Brasil

Os organizadores do evento lembram que a independência do Brasil teve origem na Bahia com o 2 de julho, o que os leva a sustentar que os baianos carregam em seu DNA um anseio por liberdade, e não a subserviência ao caudilhismo socialista posto em prática nos últimos anos. Dessa forma, é super natural que um evento com essa característica de debater questões relacionadas à defesa das tradições, ao pensamento conservador, ao liberalismo econômico e ao resgate do passado da Bahia ocorra por aqui.

Com passagem por think tanks conservadores dos Estados Unidos como o Leadership Institute e Foundation for Economic Education, Rafael Ribeiro acredita que o CONSAL 2020 pode ser considerado, guardadas as devidas proporções, uma espécie de mini CPAC –  sigla para Conservative Political Action Conference, a conferência dos conservadores americanos que ocorre todo ano nos EUA desde a década de 1970 e teve a sua primeira edição nacional em 2019.

“Estive no CPAC Brasil em outubro passado e, batendo um papo com o Matt Schlapp, da America’s Conservative Union, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Filipe G. Martins, veio a ideia de replicar o evento na Bahia.” A ideia amadureceu ao longo do ano e hoje estamos em condições de sediar algo de porte médio para congregar os conservadores baianos que, conforme frisa Rafael, “são muitos”.

Ana Campagnolo e outros nomes de peso em Salvador

Os palestrantes confirmados pela organização do evento até agora são a deputada estadual por Santa Catarina e escritora Ana Caroline Campagnolo; o procurador do Ministério Público do Rio de Janeiro e professor da UERJ, Marcelo Rocha Monteiro; o publicitário e historiador, Léo Pirão; o colunista do periódico conservador Brasil Sem Medo, Lucas Ribeiro; o professor e escritor baiano Osvaldo Neto; e o ativista cubano Nelson Chartrand. Segundo revelou o presidente do Instituto Antônio Lacerda, mais dois ou três nomes nacionais de peso são esperados para fechar a grade de palestrantes.

O CONSAL 2020 acontece em 28 de março, em Salvador, em local ainda a ser divulgado. Os ingressos começarão a ser vendidos a partir do final desta semana pelo valor de R$ 30. Interessados em saber mais sobre o Instituto Antônio Lacerda podem seguir a página da organização no Facebook e Instagram.


Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *