Provável relator da CPI que apurará irregularidades durante a pandemia, Calheiros está sofrendo com a repercussão negativa da sua articulação para assumir o posto.
Além de ser um notório corrupto e ter milhares de processos nas costas, internautas apontam que Calheiros fará um julgamento tendencioso, já que é um conhecido detratador do governo e possui inclusive um histórico recente de atos e declarações nesse sentido.
A hashtag #RenanSuspeito teve mais de 100.000 menções e chegou a liderar os trending topics, fato que o levou a arregar e restringir o acesso à própria conta.
Essa atitude é extremamente previsível em políticos impopulares, que sobrevivem à base de velhas práticas coronelistas. Ora, é tão verdade que Renan é suspeito que ele próprio, antes de assumir qualquer posto, já está dizendo em todos os cantos que o relatório deve começar visando Pazuello.
O colegiado ainda não foi instalado e senadores avaliam que o período está fazendo Renan sangrar diante da opinião pública. É uma excelente notícia e que pode trazer uma reviravolta no cenário, embora as possibilidades ainda sejam consideradas remotas.
Mainardi e os seus colegas do Mamata Connection já devem estar se movimentando para iniciar a contenção de danos.