Uma diferença essencial entre Brasil e Argentina

Compartilhe nas redes sociais!

Conversando com um amigo argentino, cheguei à conclusão de que a nossa situação é AINDA MAIS assustadora do que a deles.

Sim, considerando os critérios dos liberais (moeda, PIB e inflação), estamos melhores. Há, contudo, outros pontos importantes a observar.

A Corte Suprema de Justiça da Argentina (equivalente ao nosso STF) tem um histórico de menor interferência indevida em outros poderes e maior combate à criminalidade.

Faz uma enorme diferença ter magistrados que possuem certa independência. Tal fato, inclusive, ensejou no presidente argentino, Alberto Fernández, instaurando um processo de impeachment contra eles (que possui chances remotas de ser aprovado).

As instituições argentinas são mais sólidas e menos aparelhadas. Existe, além disso, plena liberdade de expressão na internet, seja para o cidadão de esquerda ou direita.

Lembra do careca Fernando Cerimedo? Residindo no Brasil, já teria sido preso.

Em comum, os conservadores de ambos países possuem uma árdua missão para o longo prazo.

Os argentinos, combatendo a mentalidade revolucionária e impedindo que o Kirchnerismo continue enganando tantas pessoas nas eleições; os brasileiros, atuando por uma reformulação crassa em importantes órgãos de poder.

Nada acontecerá do dia para a noite. Lavar as mãos e ficar discutindo o sexo dos anjos, contudo, é entregar o destino de bandeja para os inimigos.

Ainda há tempo de não sermos uma VENEZUELA, que une o que há de pior em Brasil e Argentina.


Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *