Entrar em contato com as grandes obras concebidas por gênios da humanidade é um passo fundamental para bem formar o imaginário do ser humano. Como acertadamente disse o professor Olavo de Carvalho, a privação das experiências imaginativas é um passo à dispersão do raciocínio, à falta de contato com a ponte que liga as abstrações teóricas ao mundo real, o desconhecimento dos tipos humanos e o distanciamento dos aprendizados morais. O próprio Aristóteles atribui às impressões imaginativas a profunda importância de iluminar e estruturar a alma humana.
Portanto, após receber inúmeros pedidos por meio do Instagram a respeito de indicações de livros infantojuvenis, o Mundo Conservador reuniu os clássicos literários e os organizou de forma didática a fim de apresentar ao público. Abaixo encontra-se uma lista modesta que fornece o princípio dessa indispensável caminhada: explorar e formar o imaginário infantil.
Crianças alfabetizadas acima de 8 anos: nessa idade os pequenos já sabem se comunicar, expressam melhor os seus sentimentos e emoções e estão desenvolvendo a sua personalidade de forma mais expressiva. É importante, portanto, apresentar histórias de heróis, personalidades fortes, ensinamentos morais sólidos, pessoas boas e honradas, a fim de deixar as impressões em suas almas, forjar o caráter e as virtudes.
6- Os Lusíadas: contados às crianças e lembrados ao povo
7- O Hobbit
8– Sonetos de Luís de Camões (obra utilizada bastante nos estudos)
Crianças até os 8 anos: nessa idade os livros de poesias, poemas, fábulas e contos são os mais utilizados, já que está ocorrendo o processo de alfabetização, o primeiro contato com as lições morais, o descobrimento das formas do mundo e das pessoas: a natureza, os sentimentos, as virtudes. Os livros abaixo estão na ordem de acordo com a idade, isto é, começando pelos livros mais usados nas crianças recém alfabetizadas até os mais velhos:
1- A árvore das estações que vêm e vão, Coleção estrelinha I e Pedro Carteiro são livros recomendados; contudo, não estão disponíveis para a compra nos sites mais conhecidos como Amazon e Saraiva.
2- Fantasia (apenas um livro da coleção)
5- Peter Pan
6- Heidi: a menina dos Alpes – Volumes I e II
É importante ressaltar que, para uma criança adquirir o hábito de leitura, é fundamental que haja o acompanhamento constante dos pais e, se possível, o exemplo. Ou seja, comece lendo para os seus filhos todos os dias. Algumas mães mais experientes indicam o horário das refeições, pois a atenção dos pequenos não está tão dispersa. Aos poucos, separe um tempo entre 10 a 20 minutos diários para que a criança leia sozinha. É imprescindível que o tempo, apesar de modesto, seja bem utilizado: essa é a maneira de treinar a concentração, atenção total e não tornar a atividade enfadonha. Mais vale 20 minutos formando a inteligência, que duas horas assistindo alguma banalidade qualquer.